Os estudantes que desejam se inscrever no vestibular da USP (Universidade de São Paulo) têm até as 23h59 desta terça-feira, dia 8, para garantir sua participação. A taxa de inscrição é de R$ 211, a menos que o candidato tenha solicitado isenção e não tenha obtido sucesso. A Fuvest alerta sobre a possibilidade de fraudes em sites que imitam a página oficial de inscrições. Neste vestibular, a USP disponibiliza um total de 8.147 vagas, sendo 4.888 destinadas à ampla concorrência. Além disso, há 2.053 vagas reservadas para alunos de escolas públicas e 1.206 para aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. Também estão disponíveis 1.500 vagas para o Enem-USP e outras 1.500 para o Provão Paulista Seriado.
Os candidatos têm a opção de escolher uma única carreira e até quatro cursos, com exceção da área de música, onde é permitido se inscrever em apenas um curso. Ao todo, a USP oferece 184 cursos de graduação, distribuídos em 43 campi. Para realizar a inscrição online, o candidato deve acessar a página específica, preencher um formulário com dados pessoais, anexar uma foto, indicar se necessita de condições especiais, selecionar a carreira e os cursos desejados, além de responder a um questionário socioeconômico. Após completar essas etapas, um boleto para o pagamento da taxa de inscrição será gerado.
As provas do vestibular Fuvest 2025 estão programadas para ocorrer em duas fases. A primeira fase será realizada no dia 17 de novembro e contará com 90 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase está agendada para os dias 15 e 16 de dezembro, com questões discursivas e uma redação. O cronograma da Fuvest 2025 é o seguinte: as inscrições vão de 19 de agosto até 8 de outubro, com a data limite para o pagamento da taxa também em 8 de outubro. A primeira fase das provas será no dia 17 de novembro, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro. O resultado final será divulgado em 24 de janeiro de 2025.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Marcelo Seoane