Significado de Severo
adjetivo Que não demonstra indulgência; exigente, inflexível, rigoroso: pai severo.Que se define por ser muito duro, rígido. castigo severo.Cumprido de maneira rigorosa, implacável: norma severa.Que age de maneira inflexível nas decisões que toma, com rigor e disciplina.Que se aplica com seriedade e austeridade; austero, rígido: moral severa.De teor sério, grave: tom severo.Escassamente ornamental, sem enfeites: ambiente severo.Que demanda atenção, observação constante, cautela.Que tem um comportamento impecável; que não pode ser alvo de repreensão nem de censura; digno.Que se comporta normalmente com cuidado e disciplina; exato, pontual.Muito bem marcado, definido, designado; acentuado.Etimologia (origem da palavra severo). Do latim severus.a.um, “de aparência sisuda, grave”.
Definição de Severo
Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: se-ve-ro
Plural: severos
Feminino: severa
Frases com a palavra severo
Fonte: Pensador
Um dos maiores travões aos delitos não é a crueldade das penas, mas a sua infalibilidade (...) A certeza de um castigo, mesmo moderado, causará sempre impressão mais intensa que o temor de outro mais severo, aliado à esperança de impunidade.
- Cesare Beccaria
O destino é severo. Sejamos nós indulgentes. O que é preto talvez não seja escuro.
- Victor Hugo
Exemplos com a palavra severo
As reformas políticas não acompanharam o ritmo da mudança econômica e o Partido Comunista chinês mantém o monopólio do poder e o controle severo da população. Folha de S.Paulo, 07/07/2009
No caso do rei do pop, este problema foi "tão severo que a melhor forma de tratá-lo era com cremes que clareassem as zonas escuras em sua pele para igualar a pigmentação totalmente", apontou Klein. Folha de S.Paulo, 11/07/2009
Antes, ele estava se tratando de um melanoma, o câncer de pele mais severo. Folha de S.Paulo, 17/07/2009
Outras informações sobre a palavra
Possui 6 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: r s v
A palavra escrita ao contrário: oreves
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.