Significado de Prove
substantivo deverbal Ação de provar, de demonstrar a verdade, a autenticidade de algo.Ação de experimentar para saber se algo é bom ou ruim.Etimologia (origem da palavra prove). Forma regressiva de provar.
adjetivo [Antigo] Que expressa pobreza; pobre.substantivo masculino [Antigo] Algo ou alguém pobre.Etimologia (origem da palavra prove). Talvez de probo; de origem obsoleta.
Definição de Prove
Classe gramatical: adjetivo, substantivo deverbal e substantivo masculino
Flexão do verbo provar na: 1ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, 3ª pessoa do singular do imperativo afirmativo, 3ª pessoa do singular do imperativo negativo
Separação silábica: pro-ve
Frases com a palavra prove
Fonte: Pensador
Nisto se resume a vida: um instante de prazer. Para longe com as mágoas. Se assim curta é a existência, venha Baco com as danças. as coroas florais, as mulheres. Que hoje eu prove a felicidade – não sei como será meu amanhã.
- Paladas
Ó musas, com o vosso alto engenho, ajudai-me; / ó memória, que escreveste o que vi, / que se prove aqui a tua fidelidade.
- Dante Alighieri
Exemplos com a palavra prove
Para arrematar, prove as versões doces, como a de doce de leite argentino e nozes. Folha de S.Paulo, 30/06/2009
O presidente americano, Barack Obama, em sua primeira visita à África subsaariana, disse esperar que a viagem prove que o continente não está isolado de questões mundiais. Folha de S.Paulo, 11/07/2009
Para que uma pessoa seja beneficiada, o Estado colombiano pede que prove a morte de um membro da família, seu desaparecimento forçado, um sequestro ou um dano físico ou psicológico que tenha causado incapacidade permanente. Folha de S.Paulo, 05/07/2009
Outras informações sobre a palavra
Possui 5 letras
Possui as vogais: e o
Possui as consoantes: p r v
A palavra escrita ao contrário: evorp
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.