Significado de Labirinto
substantivo masculino Construção de muitas passagens ou divisões cuja saída é bem difícil de encontrar.Parque ou jardim cortado por caminhos tão entrelaçados em que alguém facilmente se perde; dédalo.[Figurado] Disposição complicada de ruas e travessas.[Figurado] Algo cheio de enredos; emaranhado: um labirinto de procedimentos para entrar neste trabalho.[Figurado] Qualquer complicação que perturba o espírito: o labirinto do processo.Desenho ou traçado que imita o labirinto.[Anatomia] Canais pequeníssimos ou cavidades que compõem a orelha interna.[Regionalismo: Nordeste] Bordado feito à mão; crivo.Etimologia (origem da palavra labirinto). A palavra grego tem sua origem no grego “labúrinthos,ou”, que significa construção com múltiplas partes que se encontram por caminhos tortuosos.
Definição de Labirinto
Classe gramatical: substantivo masculino
Flexão do verbo labirintar na: 1ª pessoa do singular do presente do indicativo
Separação silábica: la-bi-rin-to
Plural: labirintos
Frase com a palavra labirinto
Fonte: Pensador
A firmeza de propósito é um dos mais necessários elementos do carácter e um dos melhores instrumentos do sucesso. Sem ele, o génio desperdiça os seus esforços num labirinto de inconsistências.
- Philip Chesterfield
Exemplos com a palavra labirinto
Usando a nova tecnologia, os gemólogos mapearam o labirinto de imperfeições, usando as informações para planejar que cortes iriam produzir os diamantes de maior tamanho e com a mais alta claridade possível. EXAME.com, 10/04/2019
O cenário é um labirinto rizomático, sem centro, começo nem fim. Jornal Opção, 28/11/2014
Nesse caso, os equipamentos foram desenvolvidos a partir de brinquedos de criança, como um labirinto no qual o dono poderá treinar adestramento e brincar com o cão, ensinando-a achar a saída. Folha de S.Paulo, 11/05/2014
Outras informações sobre a palavra
Possui 9 letras
Possui as vogais: a i o
Possui as consoantes: b l n r t
A palavra escrita ao contrário: otniribal
Anagramas de labirinto
- biantrilo
- trilobina
- nobilitar
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.