Significado de Fugir
verbo transitivo indireto, intransitivo e pronominal Afastar-se, distanciar-se de uma situação de perigo, de alguém ou de alguma coisa ameaçadora: fugir às tempestades; preocupado com o assalto, fugiu; fugiu-se daquela situação.verbo transitivo indireto Sair de algum lugar por qualquer razão; abandonar, escapar: com medo da ditadura, muitas pessoas fugiram do Brasil.Não aparecer no momento apropriado: o motivo me fugiu da mente.Não se expressar de modo correto ou coerente: as palavras fugiram-lhe da cabeça.verbo intransitivo Passar com muita velocidade: o tempo foge.Etimologia (origem da palavra fugir). O verbo fugir deriva do latim "fugere", posteriormente "fugire", com o mesmo sentido, significando "afastar-se".
Definição de Fugir
Classe gramatical: verbo intransitivo, verbo pronominal e verbo transitivo indireto
Tipo do verbo fugir: irregular
Separação silábica: fu-gir
Frases com o verbo fugir
Fonte: Pensador
Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.
- Johann Goethe
Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele.
- Jean de La Fontaine
Exemplos com o verbete fugir
Farei o que for preciso, não é da minha natureza fugir de uma briga", falou. Folha de S.Paulo, 28/06/2009
Ferido, o rapaz caiu, e a dupla de assaltantes aproveitou para fugir em alta velocidade. Folha de S.Paulo, 27/06/2009
O ex-primeiro-ministro, que vive no exílio em Dubai para fugir a uma condenação por corrupção na Tailândia, dirigiu-se por telefone à multidão durante 50 minutos, pedindo-lhe para não "deixá-lo morrer no deserto". Folha de S.Paulo, 27/06/2009
Outras informações sobre o verbete
Possui 5 letras
Possui as vogais: i u
Possui as consoantes: f g r
O verbo escrito ao contrário: riguf
Conjugação do verbo fugir
Tipo do Verbo: irregular
Infinitivo: fugir
Gerúndio: fugindo
Particípio Passado: fugido
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.